segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

FC Porto 3 x 1 Braga | Trivelas & Roscas


A vitória do FC Porto sobre o Braga é a radiografia perfeita do momento atual da equipa. O FC Porto expôs o melhor e o pior de si em 90 minutos que podem - e devem - servir de molde para Sérgio Conceição preparar os próximos 270. Sem Danilo, há um desequilíbrio notório entra a forma como a equipa ataca e defende. Por outras palavras, como progride com bola e reage sem ela. O processo de construção rápida continua lá, embora mais aleatório, a propensão para pressionar o adversário na saída de bola também, mas em maior dispersão e com menos efeitos práticos e existe uma grande anarquia no posicionamento defensivo, agravado pela ausência de Marcano - que supervisiona melhor que Felipe. Contudo, há aspectos que nem Danilo nem Marcano vão resolver quando regressarem. Como a precipitação constante no último passe, que faz com que a equipa desaproveite demasiada energia sem conseguir chegar ao golo. Mais do que um problema de eficácia na cara do guarda-redes, o FC Porto tem é dificuldades no penúltimo toque que precisam de mais entalhe.


Telles: Com Danilo no estaleiro, o FC Porto perde o serviço de perdidos e achados, o que obriga a equipa a procurar desenfreadamente outras soluções para atacar com critério. É aí que Alex Telles tem sido crucial, funcionando como um recurso de ouro para uma equipa que às vezes tem dificuldade em criar perigo em ataque continuado. Telles mete a bola onde quer e somou no sábado mais três assistências (16) que o colocam acima de Alex Sandro (15) na lista dos laterais de campeonatos europeus com maior número de golos oferecidos esta época. Uma vez mais, foi o brasileiro quem safou a equipa. Um achado.

Sérgio Oliveira: A sua cabeçada foi preciosa para colar o nervo da equipa que, embora tenha sido sempre superior ao adversário, deu a sensação de ter apenas o jogo controlado pelas pontas. Falta algum compromisso a Sérgio Oliveira em certos momentos mas está bem menos desleixado do que o menino "30 milhões" que teimou ser durante muito tempo. No sábado, pegou na batuta quando mais ninguém o conseguia fazer. Mostrou que pode jogar bem contra os pequenos e - ironia deliciosa - parece ter finalmente a cabeça no lugar para jogar ao mais alto nível.

Atitude? É um problema que chamo à pedra porque... não existe. Podemos apontar várias deficiências aos jogadores, mas nenhuma de natureza moral. Este grupo já demonstrou que encara todos os jogos de forma séria, embora nem sempre escolha o melhor caminho para a baliza. Mas que a apatia não se confunda com a vontade. A sobrecarga de esforço, a falta de rotatividade de alguns setores e deficiências na forma como a equipa, por vezes, distribui a pressão em campo são as razões por detrás do subrendimento de algumas unidades. Inconseguimentos que são da responsabilidade de Sérgio Conceição.


Corona: De certeza que há um narco dos Zettas na bancada a fazer-lhe cara feia de cada vez que pega na bola. Só isso explica como Corona consegue iniciar certos lances com brilhantismo qb para depois de se perder na decisão mais absurda possível. Foi uma espécie de joker sem que nunca se percebesse bem de que lado estava a jogar. Atrevo-me a dizer que terá tido uma das últimas oportunidades para manter a titularidade. Paulinho não tem a sua genialidade mas também não tem capos na bancada a ameaçá-lo. No jogo da primeira volta, Corona foi mexican. Desta vez, foi mexican't.

Marega: Não é novidade para ninguém que o seu maior trunfo é a capacidade física que empresta à equipa. Estando numa fase mais tardia da época, a entrega já não camufla tanto a aselhice natural.  Aguentou o barco na primeira metade do campeonato, isso é inegável. Mas está na hora de Conceição considerar levantar-lhe a imunidade. É bom sinal que Marega comece a ser insuficiente. Significa que a qualidade de opções atacantes está a subir.


Paciência: Nos meus tempos de infância tinha três heróis: Optimus Prime, Goku e Domingos Paciência. O filho deste último regressou ao Dragão numa altura em que está finalmente a conciliar o potencial que sempre teve com a intensidade que nunca atingiu. Na única que vez tocou na bola fez um passe de tal forma açucarado que a forma como Marega espalhou o açúcar no chão deu-me diabetes. Se mantiver o foco será um reforço vital para o que resta da caminhada.

3 comentários :

  1. Porra que és novo para carago. Não brinco mais contigo :-)

    ResponderEliminar
  2. E não é que foi! Também já era vivo... ;)))Ora lá esteve o Calcanhar a funcionar; a Trivela vem depois.
    1 abç
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.