terça-feira, 4 de setembro de 2018

Provavelmente, Ventura


Há uma semana, após a PGR ter confirmado a constituição da Benfica SAD como arguida no processo E-toupeira, o comentador da CMTV André Ventura teceu a seguinte consideração sobre o caso: "Quero descansar os adeptos do Benfica sobre o caso e dizer que isto não é um caso de corrupção desportiva, é corrupção normal".

Uma frase que não chega sequer à qualidade de argumento - é só um tentativa desesperada e embaraçosa de normalização um procedimento criminoso junto do espaço público para encapotar as práticas que deram vantagem (directa ou indirecta, escolham vocês) ao clube encarnado nos últimos quatro anos.

A bandeja mal-enjorcada de gelados supraorbitais que André Ventura tentou servir aos clientes do canal não passou despercebida e mereceu um tweet meu em jeito de tese.


Sim, foi um insulto. Mas um insulto com margem de erro declarada, não fosse eu estar enganado. Partimos daqui.

O tweet fez eco na conta @dragoesdiario, uma publicação de um sócio do FC Porto, que escolheu utilizar o mesmo nome que a newsletter oficial portista. A conta em causa tem esse disclaimer bem visível para quem se der ao trabalho de ler o perfil. Não apresenta qualquer ligação oficial ou oficiosa ao clube. Bastam 20 segundos de trabalho de casa para percebê-lo.


Contudo, trabalho de casa é algo pelo qual Ventura e os seus assessores nunca primaram. Na rede ao lado, o comentador da CMTV reagiu com indignação ao meu comentário e colou a responsabilidade do mesmo ao clube, confundindo a conta @dragoesdiario com um braço oficial do FC Porto nas redes sociais e confundindo-me a mim como funcionário do clube.

Aqui entramos num domínio que André Ventura conhece bem: o das acusações disparatadas. Já eu sou mais pragmático. Voltei ao papel e reformulei a teoria original.



A newsletter do clube, a oficial, também acabou por reagir ao caso. Além de se ter demarcado, e bem, do meu tweet, deixou a sua posição bastante vincada entre linhas.


Ora, o programa Pé em Riste (CMTV) de ontem à noite era uma boa oportunidade para Ventura assumir a sua confusão e chutar para canto o facto de ter respondido a um simples adepto no Twitter. Porém, Ventura acabou por tentar aquilo que nunca soube fazer: sair a jogar.

Confrontado com os factos, perpetuou a mentira de que a conta @dragoesdiario é do clube, de que eu faço parte da comunicação do FC Porto (perguntando inclusive a Joana Amaral Dias se me conhecia) e transformou um acto de ingenuidade num exercício de conspiração e vitimização deprimentes.

Com isto, Ventura só demonstrou uma coisa ao país que o acompanha: que a única que esteve sempre a mais nesta história foi a palavra "provavelmente".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.