quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FC Porto 1 x 0 Sporting | Trivelas & Roscas


Picture this. São 22h e só tomaste o pequeno-almoço. Vais ao restaurante e colocam-te à frente a maior e mais suculenta francesinha que já viste. Os dedos tremem. As narinas absorvem o vapor do queijo fundido por cima da ilha de carnes seleccionadas, confortavelmente repousadas entre as fatias de pão bijou. Os olhos acusam a provocação fácil do mar de batatas fritas que envolve o prato. Pegas no garfo e levas um pedaço daquele sabor olímpico à boca. Abraças interiormente a explosão de endorfinas, numa euforia silenciosa que termina com a alma sedenta. Depois, vem o garçon, tira-te o prato e diz que o tasco fechou até abril. Para obras. Olhas para o relógio e vês que ele tem razão. Tiveste a iguaria à tua mercê o tempo todo mas só a provaste uma vez. Devias ter dado maior expressão ao teu domínio. Podendo trucidar, uma batatinha não dá grande conforto a ninguém.


Ricardo: Abismal. Deixou Coentrão a soro e à procura de uma nova forma de fazer xixi. Aquela maldade sobre o caxineiro vai ficar na retina para a eternidade. E na internet para quando quisermos revisitá-la. Tirou-me do sério ver Herrera tratar a obra prima do mestre como a prima do mestre de obras e borrar aquela pincelada magnífica com um remate frouxo e desinteressado. Teve uma boa química com Corona e mostrou uma resistência invejável para esta altura da época. Aos 85 minutos, ainda sprintava como um louco e nem aquele deslize perto do fim lhe poderia ser totalmente imputado se desse em golo porque nasce de uma perda de bola absurda de Otávio.

Sérgio Oliveira: Soberbo. Quase sozinho, vulgarizou a trincheira montada por Jesus no meio-campo. Com enorme presença e disponibilidade física, tapou quase sempre bem as saídas rápidas do Sporting, sobretudo na segunda parte. É impressionante a forma como muda rapidamente o chip entre o desarme e a construção. Recupera, pensa e executa a uma velocidade acima da média, como no lance do golo. E é provavelmente o melhor executante de livres directos da equipa. O lugar é dele.

Centrais: Imperiais. Sei que Doumbia é um bocadinho mais simpático que Bas Dost mas, não raras vezes, Felipe e Reyes foram chamados a resolver os contragolpes manhosos de Gelson e companhia ou uma ou outra distração dos colegas. Situações ingratas que foram sempre bem resolvidas. O corte de Felipe vale meia eliminatória. Mais importante do que marcar era não sofrer.

Corona: Ajudou Ricardo a detonar o corredor esquerdo leonino e reduziu drasticamente o rácio de decisões parvas em relação à última partida. Foi o desbloqueador do encontro. Dele nasceram três oportunidades flagrantes de golo que, fossem aproveitadas pelos colegas, resolvia-se a questão já hoje.


Brahimi: Que mau dia para ter o pior Brahimi. Perdeu inúmeros lances de forma pouco habitual, sobretudo em passes cegos que acabavam sempre nos pés do adversário. Entende-se a substituição. Está cansado e precisa de pernas para as milhas finais da maratona. Mas mesmo a versão light do argelino é um problema maior para qualquer lateral do que qualquer Hernâni.

Otávio/Hernâni: Mau demais. Ambos. Otávio não tem responsabilidade posicional, joga como se o campo só tivesse uma baliza e não houvesse uma consequência para cada decisão mal medida. Hernâni é uma dama perdida num tabuleiro de xadrez.

8 comentários :

  1. Bom dia DRAX,
    Grande introdução. Excelente descrição do que é apreciar, visualmente, uma boa Francesinha. Fiquei com àgua na boca, confesso. Se conseguir organizar a minha manhã, irei ao 48 da Av da República almoçar uma. Não sendo comparável à que descreve no texto, dá para pensar numa coisa e comer a outra. De qualquer forma o ambiente é sempre à Porto.
    Sobre ontem, foi o melhor FCPorto que vi esta temporada. Subscrevo as Trivelas e, muito especialmente, as roscas Otávio/Hernâni. Na 2ª mão o basófias vai tentar marcar um golo e 'fugir' para os penaltys. De qualquer forma, acho que a eliminatória está mais facilitada do que a 2ªparte no Estoril. Razão? Na Amoreira, os amarelos vão defender uma vantagem de 1 golo... fresquinhos que nem uma alfacinha.
    1 abç e viva o FCPorto, contra tudo e contra o Chaves+6.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só meter uma lá dentro e eles abanam logo.

      Maior abraço, caro Luís.

      Eliminar
    2. estoril zero, fcp tres, esta garantido

      Eliminar
    3. A ver vamos. Contra os canários, temos de jogar como se não houvesse amanhã.

      Eliminar
  2. Pronto, fiquei com vontade de uma. Também, já faz quase uma semana que comi a última...

    E sai uma grande rosca para a mesa do senõr Héctor, o faxabôr!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fez um grande jogo, não senhor. Só não figura aqui porque Brahimi e os outros dois estarolas conseguiram ser piores.

      Tal como te disse na rede ao lado, ou respira e retoma ou deprime de vez. Para já, está um grau acima de lixo.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pelos vistos, os avisos por email falharam. Que é onde me costumo fiar. Garanto que não foi lápis azul! Ahahaha

      Maior abraço.

      Eliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.