quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Draxletter | Arquivando o mercado de inverno



O Ministério Público decidiu arquivar o processo que envolvia Mário Centeno e a alegada de troca de favores por bilhetes para o Benfica. A verdade é que a decisão era esperada, uma vez que a base jurídica que sustentava a investigação era manifestamente insuficiente. A frio, pedir bilhetes num sítio onde já se tem lugar cativo por troca de isenção num imposto municipal - e sobre o qual o Governo não tem intervenção directa - parece-me uma associação rebuscada e uma jogada de risco extremamente estúpida, até para Centeno. Mas é inegável a promiscuidade que continua a existir entre o Benfica e o Estado, ainda que este caso tivesse tudo para terminar numa rua sem saída.

No fim de contas, ficam quase todos mal na foto. António Costa, pela dualidade de critérios com que tratou este processo e o do GalpGate, atropelando todas as linhas do código de conduta que ele próprio concebeu; a oposição de centro-direita, habitual campeã do aproveitamento político, manteve um silêncio copioso sobre a matéria do início ao fim; a comunicação social pró-cefalópode, que já começou a vender o arquivamento como uma vitória, e o próprio Centeno, que fica sempre mal em qualquer fotografia. Ah, e porque vai continuar a sentar-se ao lado de um criminoso.

O mercado de inverno encerrou ontem e o FC Porto conseguiu reforçar-se, apesar das condicionantes financeiras impostas pela UEFA. Se ainda queremos sonhar com títulos esta época era essencial dar mais pernas ao plantel, sobretudo numa altura em que a resposta física começa a cair drasticamente nos três grandes. O perfil da abordagem ao mercado não foi muito diferente das épocas anteriores. O FC Porto procurou jogadores já familiarizados com o futebol nacional e que deem garantias de rendimento imediado: Paulinho, Paciência e Osório. A exceção foi Majeed Waris, um investimento estrangeiro pouco habitual nesta janela, que se deveu a uma oportunidade de negócio.

De resto, o mês de Janeiro fica marcado por isso mesmo: oportunidades de negócio. A SAD portista garantiu três jogadores por empréstimo com opção de compra obrigatória (um dado que só o R&C vai confirmar) adiando os respetivos investimentos para julho. Uma boa forma de flexibilizar a rigidez das contas, mas também um risco que poderá, no pior cenário, agravar os pesos mortos do exercício fiscal do próximo ano. Tudo dependerá do rendimento destes jogadores nos próximos seis meses. Querem uma antevisão de qualidade? Consultem a análise que o Lápis Azul e Branco fez aqui.

Depois do nulo em Moreira de Cónegos, segue-se o Braga, partida onde se inicia o ciclo nuclear da temporada. Atrevo-me a dizer que nos próximos oito jogos - Braga, Sporting (TP), Chaves, Liverpool (CL), Rio Ave, Portimonense, Sporting (Liga), Liverpool (CL) - há mais do uma época em jogo. Joga-se também uma luta fora de campo contra a corrupção e para a qual inúmeros portistas se voluntariaram para defender o seu emblema na linha da frente.

A fechar, ficam a saber que uma empresa de chocolates de Coimbra passou a ser dona de 2% do capital do Benfica. Por estes dias, é fodido ser benfiquista.

3 comentários :

  1. Já reparaste na quantidade de gente saída de Coimbra que acaba envolvida em escândalos e condenações? E que grande parte são lampiões? Não pode ser coincidência... (e obrigado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha pensado nisso. Quem ainda quiser acreditar em coincidências vai acordar com uma forte dor de cabeça.

      Abraço, LAeB.

      Eliminar
  2. Boa tarde caro DRAX.
    O Centeno pediu os bilhetes ou não pediu? Porventura quando este personagem de opereta vai ao cinema, também por questões de segurança, pede ao dono do cinema bilhetes de borla para o melhor lugar? Será que estamos na presença de um extra-cidadão?
    Não é por se sentar ao lado de um ladrão que o ladrão deixa de ser ladrão. Não é por se sentar ao lado de um corrupto que o corrupto deixa de ser corrupto. Não é por se sentar ao lado de um traficante (de pó e de influências) que o traficante deixa de ser traficante...
    1 abç e continue com a excelente prosa. Eu tenho gostado e muito.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.