terça-feira, 10 de outubro de 2017

A soma de todas as partes

Não é novidade para ninguém que o Benfica se desdobra em várias frentes para atingir os seus objectivos. A face mais visível da inseminação encarnada às instâncias nacionais é, sem dúvida, a comunicação social e o bailado compulsivo que alguns jornais fazem para impingir, promover e levantar o nacional-benfiquismo. Atente-se nas capas d'Abola e do Record nos últirmos dias.


No dia 6 de outubro, poucos dias após novo percalço do Benfica, na Madeira, a propaganda do regime mandou Abola regar o molhado. O jornal fez manchete com um "pacto de união" encomenadado, redundante, vazio e, no mínimo, exigível num clube que tem um tetracampeonato a defender. Se o plantel do Benfica não quisesse dar a volta à situação que atravessa -- onde venceu apenas dois dos últios oito encontros -- é que seria notícia. Ainda assim, Abola achou que um comportamento normal merecia uma atenção especial.

Especial foi também o destaque dado, um dia depois e pela mesma publicação, a Gabigol, um jogador que tarda em justificar a sua alcunha e muito menos a sua arrogância. José Marinho avisou que os adeptos ainda não perceberam muito bem o "impacto que Gabigol pode ter no futebol português". Mas, até agora, só mesmo Jardel sentiu o impacto de Gabriel Barbosa.

Nada bate, contudo, a mega entrevista a Douglas feita pelo Record. Douglas é um dos reforços desta temporada que ainda não somou qualquer minuto. Chegou rotulado de promessa e com carimbo da melhor escola de formação do mundo. Mas nunca jogou. André Almeida, um nome que não é consensual no Benfica nem após o "chouriço" contra o Portimonense, é suficiente para sentar o brasileiro. No meio disto tudo, o Record encontrou sumo para fazer uma entrevista a um jogador até agora praticamente invisível no Benfica e no futebol português.

Tudo isto é premeditado e faz parte de uma estratégia de branqueamento da mediocridade interna, com a conivência de agentes que se vendem sob a chancela da independência e imparcialidade. Tudo isto é grave porque produz e legitima verdades alternativas, assiste o Estado Lampiânico, engorda o seu fundamentalismo, inebria a opinião pública e, ao mesmo tempo, camufla casos de polícia onde a culpa morre consecutivamente solteira.

Tudo isto serve um propósito, o de enaltecimento do Benfica à base da diabolização do resto. A colagem de um código moral sobre um sistema arbitrário. A imagem que se segue comprova que o estratagema tem resultado. Ouve-se muitas vezes que "o Benfica são os adeptos". Qualquer instituição é o espelho de quem a compõe. É por isso que a desonestidade intelectual imanente do Benfica é também reflexo da cultura dos respectivos apoiantes.


1 comentário :

  1. Caro Drax, mais uma vez quero felicitá-lo pelo excelente texto sobre o "Basta!" bastidoramente plantado na comunicação social pela comunicação do slb através de um dos seus mais influentes lacaios (ia dizer servidores, mas o homem é membro coopatdo de um qq conselho superior da FIFA em troca da venda da alma ao diabo para alimentar o seu insaciável super ego, razão porque não disse).
    Quanto aos pasquins que identifica, nada a dizer muiyto menos para surpreender. Houve já quem dissesse que um deles nem para embrulhar XAPUTA. Eu diria que nenhum deles serviria para tão nobre serviço. Já quanto aos resultados de opinião espelhados no inqérito que passou naquele canal durante o espaço viciado e alienante (sobretudo para para muitos dos pequenos cérebros domiciliados entre Santarém e a Cruz de Pau) apresentado pelo "querido menino" (não confundir com menino querido, esse/a é outro/a) rui "Ratazana" santos, me surpreende porque a percentagem que atribui a culpa pelo atraso do slb no campeonato (repare-se que não é na Champions, aí pedem e devem chegar à jornada 4 com bola pontos) se deve aos árbitros está enviezada pela massiva participação telefónica de espectadores carnidenses, caso contrário a mesma percentagem seria muito maior e interpretada pela menor influência clerical que se espera observar em toda esta época.
    Como desabafo e lamento resta dizer que os milhões obtidos com a venda de activos pelo clube lampiânico já estarão a servir para pagar aos batalhões de advogados que, incansavelmente, procuram erros, vícios e outras trampas (este comentário a minha avó poderia ler, é que às vezes fico um pouco 'deslinguado' nos comentários sobre este tema) no processo que está a ser investigado pela PJ. caros Amigos FCPortistas em geral e caro Drax em particular, é que eu acho que estes senhores da PJ são tanto de fiar como o actor principal do "processo-fraude AD", Dias da Cunha. Não foi por acaso que não foram tidos nem achados, por parte do MP, no processo Marquês. Temo que o benfiCAGATE venha a dar em nada mas, pelo menos, continue a ser falado e denunciado por todos nós.
    Um abç e viva o FCP.
    Luís Oliveira (também FCPortista, de Lisboa, com parcimónia.... onde é que eu já li isto???)

    ResponderEliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.