quarta-feira, 7 de novembro de 2018

FC Porto 4 x 1 Lokomotiv | Trivelas & Roscas


Gostei muito, mas deixem-me que vos diga: acho o resultado exagerado. 4-1 é um desfecho demasiado perturbador para o treinador do Lokomotiv, Yuri Semin, o senhor que escolhi para ilustrar o capítulo europeu de ontem, porque deu-me pena ver o homem apanhar chuva e vento só para voltar para casa ainda mais abatido do que o que já estava. Dito isto, o FC Porto não fez um jogo épico, mas foi tremendamente eficaz, tal como já tinha acontecido na Rússia. Foi também um Porto mais maduro na reacção à perda de bola (e ao golo de Farfan). Ajuda ter médios com contribuições diferentes nos vários momentos de construção. Um que pensa o jogo ao nível quântico, outro que trafica oxigénio e dois extremos com pezinhos que transformam o relvado ensopado do Dragão no elegante palco do Bolshoi. Falta um ponto, como diz o Yuri na foto, ou nem isso, para os oitavos. Notas abaixo.



Óliver: É provavelmente o médio com mais classe que passeia nos nossos relvados desde Lucho González. Óliver é o tipo de médio que reinventa o futebol. Que quebra convenções e teorias mecanizadas, porque não há mais ninguém no mundo a rodar sobre si próprio com tanto pragmatismo como ele. Os treinadores de futebol geralmente gostam de médios com capacidade de choque para os duelos, músculo, inteligência na leitura, antecipação, resistência. Já todos percebemos que Óliver é uma espécie Jules Brunet nos campos de batalha do Japão feudal. Não é um médio “tradicional” mas traz coisas tão novas e refrescantes ao nosso futebol ofensivo que o torna mais eficaz e imprevisível. É possível jogar directo e com brilhantismo. O espanhol mostra-nos isso muitas vezes.

Corona: Forma tremenda. Explorou muito bem os espaços e as debilidades dos russos, em particular a (falta de) velocidade. Tratou sempre muito bem a bola, marcando um belo golo num terreno que começava a tornar-se impraticável com o dilúvio. Às vezes floreia demasiado as jogadas como se estivesse a enfeitar um carro de cortejo do Cinco de Mayo, mas pelo menos tem aplicado essa extravagância ao serviço do colectivo. Bom jogo.

Herrera: Foi pendular nas transições e é sem dúvida o nosso médio com mais faro para o golo. Excelente a movimentação no primeiro lance da partida e soberba a assistência para o golo de Marega, a que se somam várias boas intervenções ao longo do jogo, ofuscadas por um ou outro passe insidioso, resquícios do Herrera apático e esvaziado que iniciou a época. Que seja para continuar.

Éder: Enorme intervenção no primeiro ataque com pés e cabeça dos russos, cortando uma bola que levava selo de golo, evitando até o canto. Ao longo da partida, foi sempre uma sombra para os seus adversários, anulando quase todos os ataques do Lokomotiv e impedindo que os russos incomodassem Casillas. Sem culpas no golo, fechou o jogo com nota ligeiramente acima dos outros dois companheiros de setor: Felipe e Militão.



Telles: Actualmente, é o elo mais fraco do quarteto defensivo e nota-se uma certa dificuldade em acompanhar o ritmo do jogo. Também, casou em julho, e um gajo quando casa caga um bocado no convívio com os amigos.

Hernâni: O seu primeiro toque na bola foi de tal forma entusiasmante que me virei para a minha esposa e disse sem contemplações: "temos de fazer uma máquina de roupa agora à noite, a ver se aproveitamos o bi-horário". Ela concordou.

2 comentários :

  1. pois mas oliver e tudoi aqulilo que SC nao quer, adorado pelos adeptos e a fazer joghar a equipa esta se a tornar numa dor de cabeça para SC como o proprio demonstrou num lance a entrada da area em que oliver em vez de rematar fez mais um adorno para ver se encontrava um colega melhor colocado e a jogada perdeu se começanco SC a lançar improperios e a esbracejar. A equipa esta bem Marega esta com força outra vez, corona assim e uma mais valia tremenda tirando protagonismo a brahimi, agora..... temos SC que continua a nao sentar Maxi e a por a joghar e a convocar hernani que nao passa de um sprinter com pouco na cabeça mas SC e assim amigo e para as ocasioes. Ah telles realmente esta em baixo de forma e sao os dois laterais que por vezes perturbam a defesa. O Bazoer deve entrar , o joao pedro tem de começar a joghar e o mbemba tambem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que é o Mister que está á frente da equipa e não tu.

      Eliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.