terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Draxletter | O segredo dos detalhes e os detalhes do segredo


Nas entrelinhas do Portimonense x FC Porto escondem-se detalhes interessantes. Não é de agora, mas a formação de Portimão é das equipas da Liga que melhor organiza o ataque e que melhor preenche o campo, fazendo da fluidez de papéis o recurso mais visível (e agradável) do seu futebol. Se há algo que podemos esperar de Vítor Oliveira é equipas onde os avançados também constroem e os médios também finalizam. Como dita o manual dos grandes clubes.

O Portimonense rematou quase o dobro, ganhou mais duelos a meio-campo e fez mais faltas. Só que o FC Porto foi brutalmente eficaz. Quem acusa a equipa algarvia de facilitismo produziu muito menos contra o FC Porto. Das duas uma: ou são bem piores do que a classificação diz ou talvez se deva abrir investigações a Fábio Coentrão ou Luisão por match fixing.


Sobre Dalot, várias notas e um segredo. Duas assistências e autossuficiência defensiva numa estreia auspiciosa a titular que só rivaliza com a aura que o fantasma amigo de Bobby Robson deixou no Algarve. O miúdo é um poço de talento como já não via há muito tempo na formação portista. Uma mente de 28 anos bem arrumada num corpo de 18.

E, como também tenho os meus passarinhos (felizmente muito mais afinados do que as gralhas enfrascadas de Rui Pedro Braz), segue um mimo: Dalot está prestes a renovar com o FC Porto. Com cláusula de €20 milhões e contrato até junho de 2019, Dalot vai prolongar o vínculo em breve, cumprindo a vontade dele e do clube. Nada que não se antecipasse, mas que sabe bem ver preto no branco. Até porque não foi um processo linear.

Sim, houve impasse nas negociações, que se deveu a indefinições relacionadas com o futuro do jogador no seu clube do coração. É legítimo. Não vamos esconder, o FC Porto não tem tido uma percentagem muito generosa de aproveitamento da formação nos últimos anos. Mas a ascensão meteórica e a consolidação no plantel principal varreu todas as dúvidas. As que o FC Porto tinha nele e as que ele tinha no FC Porto. Dalot é diamante puro, já meio polido. Transparente nos pés e na atitude. O tipo de jogador que passa por cima de qualquer tendência nefasta porque é ele que define a tendência.

Segue-se o clássico. A primeira finalíssima do ciclo de finais pré-sprint final. Nós jogamos a fuga ao pelotão. O Sporting joga o campeonato. Nós para colocar os rivais em xeque, eles para impedir o xeque-mate. Se formos iguais ao que temos sido nas últimas partidas , onde a determinação e a tranquilidade atingiram o ponto de rebuçado, tenho a convicção de que venceremos. Soares é a maior incógnita. Alex e Corona é para esquecer. Danilo também. Aboubakar e Ricardo são possibilidades remotas. Vamos ter uma equipa raquítica nas opções. Contudo, não podemos perder a fome por isso.

Cu bo ti fim di campjonati! Para cima deles, carai!


4 comentários :

  1. Adoro mimos :)
    Excelente como sempre!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh.

      Não sou insider, mas esta veio directamente da nascente e não da fonte. Como tal.

      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Caro Drax,
    Brilhante e fantástica, a prosa e a notícia, respectivamente.
    Na 6F lá estarei no Dragão para assitir ao despachar dos viscondes. Autocarro directo da nossa casa, na Avª da República nº48, ao Dolce Vita.
    Dos sacanas-sem-lei trataremos depois. Uma dica: comprar já acções Johnson & Johnson e da Delpharm Gaillard, para quem não sabe são os laboratórios que produzem as pastilhas Kompensan e as pastilhas Rennie. Antecipo que vão vender-se para cima de 17 milhões de embalagens, só aqui em Lisboa (14milhões na 2ª Circular poente e, os restantes 3 milhões, na 2ª Circular nascente).
    É uma dica de investimento que, estou certo, irá rendibilizar significativamente até Maio.
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha.

      As suas dicas de trading são sempre bem-vindas, amigo Luís.

      Por acaso, também estou confiante. Eu que até sou miserabilista nato.

      Temos o Dragão, a superioridade psicológica e o melhor futebol da época. Eles estão numa forma mais delicada, a viver de balões de oxigénio. Mas a sorte acaba.

      Faça boa viagem, Luís. Tragam sorrisos!

      Abraço.

      Eliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.