quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Estoril 1 x 3 FC Porto | Trivelas & Roscas


45 minutos à Porto. A expressão que encerra a essência da partida. Um lugar-comum cristalizado no Norte e que encontrou na segunda parte do Estoril x FC Porto a sua mais fiel manifestação até hoje. A prova de contrarrelógio era exigente mas foi descomplicada em poucos minutos, muito mais graças à vontade dos jogadores do que ao jeito. Concordo com o curador da Porta 19. O que define esta meia partida é não haver nuances táticas encriptadas na vitória. Foi mesmo só entrar com tudo e rematar com todos e subir e recuperar e massacrar e insistir e acabar com o pulmão deles como eu acabei com o pulmão de quem acabou de ler esta frase. E no fim, três pontos extraordinários, imprevistos, contingentes, que podem vir a fazer a diferença na fotografia final. Mais do que isso, esta turma sai da Amoreira com a sensação de que pode superar qualquer adversidade em dez ou quinze minutos. Outro detalhe psicológico que pode vir a ser muito útil neste sprint final. 37 dias depois, faz-me pouco sentido apreciar uma primeira parte que já se perdeu na memória. Não foram duas metades do mesmo jogo. Foram dois jogos distintos, com equipas, momentos e jogadores diferentes. Segue-se, por isso, a análise do que aconteceu ontem.


Arranque avassalador: Como se pedia, sem fantochadas, a mostrar ao visitado toda a parafernália de tortura que levámos connosco para resgatar aqueles três pontos. Se grande parte do mérito da reviravolta é dos jogadores, pela forma abnegada como encararam o desafio, não posso deixar de atribuir a Cruz de Guerra a Sérgio Conceição pela maneira como o preparou. Aos poucos, o mad dog torna-se um general de campanha exemplar, senhor do seu lago negro, mais inteligente na gestão de emoções e capaz de ajustar a mentalidade dos seus jogadores ao adversário. Numa época com mais de 50 jogos, é impossível ter sempre a mesma agressividade, a mesma dinâmica e a mesma motivação. É um erro militar usar repetidamente uma fórmula à espera de obter sempre o mesmo resultado. Há jogos em que temos de ser cínicos, calculistas. Há outros em que temos de ser a horda dourada de Genghis Kahn. Por vezes, temos de mudar para manter. E, no geral, Sérgio tem mantido um equilíbrio assinalável, que faz do FC Porto a equipa mais regular do campeonato.

Soares: De todos os que participaram no cerco ao Estoril, Soares foi o homem do aríete. Mais do que os dois golos e meio - obviamente cruciais - foram as suas investidas que ajudaram a colapsar a defesa canarinha (a malta das bancadas que me desculpe). Soares foi um autêntico bully de Renan, surgindo sempre no sítio certo para lhe espezinhar na cara o esforço de duas ou três defesas fantásticas consecutivas. Até no primeiro golo, do qual falaremos mais abaixo, intimidou Renan com a sua cabeçada na atmosfera. Está numa fase monstra. Desde a pissada pública de Conceição, Soares já marcou sete golos e contribuiu com uma assistência, tendo estado envolvido em 62% dos golos marcados pela equipa desde essa altura.

Alex Telles: À hora que escrevo esta crónica, já sei que a entorse do brasileiro não é assim tão grave. O nosso melhor fornecedor de golos é tão genial que até se assistiu a ele próprio no golo do empate. Até torcer o joelho, coube-lhe a tarefa ingrata de lidar com o gajo mais irrequieto deles, Víctor Andrade, e mesmo assim ainda lhe sobrava tempo para aterrorizar o quarteto de escudeiros do Estoril com os seus cruzamentos equipados com GPS e sensor anti-central. Vai falhar alguns dos encontros mais importantes da época e deixa-nos com apenas dois (!) laterais no curto prazo. O custo de oportunidade é Diogo Dalot. Que pode crescer e afirmar-se na ausência de Telles. Ainda que não me agrade muito vê-lo lançado a frio numa posição que não é a sua.


VAR: Os árbitros continuam a ser os protagonistas de um sistema que foi concebido para lhes tirar o protagonismo. Apesar das linhas, dos frames e da interpretação literal da lei do fora-de-jogo, mantenho a opinião de que o primeiro golo deveria ter sido anulado. Embora não tape a visão ao guarda-redes, o gesto de Soares obriga Renan a hesitar na abordagem à bola. Não é uma intervenção directa mas é suficiente para alterar o desfecho da jogada. E como não sofro de escoliose, não me custa reconhecer que o FC Porto marcou um golo irregular. É preciso que as instâncias parem e avaliem seriamente o fiasco que tem sido o videoárbitro em Portugal. Enquanto se continuar a tapar o sol com a peneira e a fazer "balanços positivos" a situações como a de ontem, como o fora-de-jogo inexistente de Aboubakar contra o Benfica ou o golo irregular de Bas Dost ao Rio Ave só se vai contribuir para que o debate construtivo rebente nas mãos de quem tenta melhorar a qualidade de vida do futebol português. Num futuro indefinido, o VAR pode vir a ser útil e fundamental para a modalidade. Mas, para já, é só mais um nível de decisão subjectiva, mais um nível para explorar em termos de polémica. Urge criar um modelo único e um critério uniforme a todos. Um tema para outro dia.

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Por acaso, tenho a sensação de que está. É um lance muito semelhante ao de Bas Dost contra o Rio Ave, que também está adiantado. Se o golo fosse anulado não me chocava. Mas não é por aí. O problema é bem maior.

      Abraço, Vidente.

      Eliminar

Comenta com respeito e juízo. Como se estivesses a falar com a tua avó na véspera de Natal.